QUANDO OS VENCEDORES SERÃO ANUNCIADOS?
Os vencedores de cada categoria, vencedor do Grande Premio, e o vencedor Escolha dos Leitores serão anunciados neste site e nas redes sociais do GPME, até 31 de maio de 2016.

E OS FINALISTAS?
Os  finalistas serão anunciados no nosso site e redes sociais, em maio de 2016.

O que é a CATEGORIA: ESCOLHA DOS LEITORES/INTERNAUTAS?
Os leitores/internautas irão votar nas suas fotos preferidas no www.contest.gpme.org.br . O vencedor será quem conseguir o maior numero de votos, e será anunciado, junto com o Grande Prêmio e vencedores de outras categorias.

QUAIS SÃO OS PRÊMIOS?

Consulte a página de regras

QUEM SELECIONA OS VENCEDORES?

O  julgamento será conduzido pelos jurados do GPME e pelo fotógrafo Adriano Gambarini.

SEREI NOTIFICADO SE EU NÃO FUI ESCOLHIDO COMO UM FINALISTA OU VENCEDOR?
Não. Devido ao grande número de submissões, apenas os finalistas serão notificados, se não receber nenhuma comunicação, então você não é nem um finalista nem um vencedor.

QUANTAS FOTOS EU POSSO ENVIAR PARA O CONCURSO?
Você poderá entrar com não mais do que dez (10) fotografias para qualquer categoria e elas não podem ser excluídas, então, tenha certeza antes de submeter.

COMPARTILHO UM ENDEREÇO DE E-MAIL COM OUTRA PESSOA E AMBOS PODEM ENTRAR COM O MESMO ENDEREÇO DE E-MAIL?
Aceitamos um competidor por endereço de e-mail. Você pode facilmente obter um endereço de e-mail livre de uma série de sites, incluindo gmail.com, Yahoo.com e hotmail.com.

COMO FAÇO PARA ENVIAR MINHA FOTO?
Você pode enviar a sua fotografia, ou uma verificação da sua fotografia de alta qualidade, em linha em www.contest.gpme.org.br . Nós não aceitamos inscrições enviadas através do correio.

QUE CATEGORIA QUE DEVO SELECIONAR PARA A MINHA FOTOGRAFIA?
Use o bom senso, mas aqui estão as orientações sugerimos que você siga ao selecionar a categoria:

  • REGIÕES CÁRSTICAS: Entradas de cavernas, regiões com cavernas, lapiás, exceto vilarejos.
  • ESPELEOTEMAS: Formações em geral como: flores, pérolas, cortinas, colunas, estalactites, estalagmites, etc.
  • FAUNA SUBTERRÂNEA: Espécies troglóbias, troglófilas e trogloxenas fotografadas no ambiente subterrâneo.
  • MACROFOTOGRAFIA: Animais, insetos, plantas, características geológicas; que estejam relacionados com CAVERNAS, em que o objeto fotografado seja pequeno/close up/1:1
  • SALÕES NO BRASIL: Interior de salões dentro de cavernas NO BRASIL, necessário citar o nome e local.
  • SALÕES NO MUNDO: Interior de salões dentro de cavernas NO EXTERIOR, necessário citar o nome, local e país.
  • RADICAL (Atividades Esportivas): Atividades de técnicas verticais, dentro ou na boca da caverna, espeleomergulho e atividades de exploração em cavernas.
  • TÉCNICO CIENTÍFICA: Atividades de pesquisa, coleta e mapeamento em cavernas.
  • HIPER-REALISTA: As fotografias manipuladas para fins artísticos, aplicando efeitos especiais digitais e / ou tradicionais (ou seja, coloração, tonificação, colagem, recorte, HDR, etc.) que tenham como tema CAVERNAS.

SÓ SERÃO ACEITAS FOTOS COM A TEMÁTICA CAVERNA?
Sim. Nós aceitamos imagens que tenham este tema como objetivo, desde imagens internas, externas, pórticos, entradas, animais que vivem dentro e/ou nos arredores das cavernas, pessoas que trabalham diretamente neste meio, como guias, pesquisadores e turistas enquanto em visita, objetos de decoração, lanternas, ferramentas, utensílios relacionados também serão aceitos.

SERÃO ACEITAS FOTOGRAFIAS NÃO-DIGITAIS?
Sim. Nós aceitamos imagens digitalizadas de alta qualidade das fotografias não digitais. No entanto, não vamos aceitar cópias impressas de fotografias.

POSSO ENTRAR SE EU VIVER FORA DO BRASIL?
Sim, mas as fotografias devem ser enviados até 30 de março de 2016, e serem postadas nas categorias corretas.

PODE SER UMA FOTO ANTIGA?
Não. As fotografias que devem ter sido feitas depois de 01 de janeiro de 2014, caso contrário não serão elegíveis.

PRECISO DE FORMAS DE LIBERAÇÃO PARA AS PESSOAS EM MINHA FOTO?
Se o rosto é reconhecível e especialmente se forem menores de idade, você precisa de uma autorização. Baixe, imprima, preencha e assine,  confira o modelo em: http://www.contest.gpme.org.br/auth/

Se você tem autorização de modelo assinada, por favor guarde-o em seus arquivos pessoais. Se você for selecionado como um dos finalistas, você será solicitado a apresentar naquele momento, caso não entregue até 30 de março de 2016, será automaticamente desclassificado.

POSSO ENVIAR UMA FOTOGRAFIA, SE EU NÃO TIVER MAIS O NEGATIVO?
Se uma fotografia feita com filme não tem um slide ou negativo, ela não pode ser inscrita para o concurso.

AS FOTOGRAFIAS PODEM SER CORTADAS?
Fotografias recortadas/reenquadradas, são elegíveis em todas as categorias.

AS FOTOGRAFIAS PODEM SER MANIPULADAS OU MELHORADAS?
Será aceito apenas pequenos ajustes de exposição, ajuste de brancos e pretos e ajuste de balanço de branco para o correto, e pequenos ajustes de contraste, nitidez e redução de ruído, para todas as categorias.

Quaisquer ajustes não citados acima, ou que superem  os valores citados, ou que existiram retoques como retirada de objetos, filtros de cor, filtros de graduação (tanto físicos como digitais, incluindo Polarizador), stack focus, HDR, colagem de 2 ou mais fotos e demais recursos digitais, só podem entrar na categoria Hiper-realista, se forem incluídas em outras categorias, serão automaticamente desclassificadas.

NÃO SEI SE MINHA FOTOGRAFIA ENTRA COMO ALTERADA. COMO FAÇO?
Ao apresentar uma fotografia, você terá a oportunidade de descrever eventuais ajustes feitos à imagem. Por favor, seja o mais descritivo possível. Esta informação permitirá que os juízes em decidir se a sua fotografia é considerada Hiper-realista.

VOCÊ ACEITA FOTOGRAFIAS EM PRETO-E-BRANCO?
Sim. Além disso, fotografias a cores alteradas para preto e branco são aceitáveis ​​em todas as categorias; no entanto, certifique-se de que quaisquer ajustes adicionais você fizer para a imagem respeitar as regras relativas reforçar ou altera-las.

POSSO ENVIAR A MESMA FOTOGRAFIA EM VÁRIAS CATEGORIAS?
Por favor, não insira a mesma fotografia em mais de uma categoria.

QUAL O TAMANHO DA IMAGEM PARA INSCRIÇÃO ON-LINE?
Arquivos enviados não podem ser maiores do que 10 MB. Ao fazer upload de uma imagem, deixe com uma largura mínima de 3.000 pixels. Por favor, guarde uma versão de alta resolução de sua fotografia (s) em seus arquivos pessoais. Você vai precisar de ter uma imagem de alta resolução, um mínimo de 150 dpi e 10 megapixels, para a rodada final da competição.

E SE A MINHA FOTOGRAFIA DIGITAL NÃO TEM UMA RESOLUÇÃO DE PELO MENOS 3.000 PIXELS NO LADO MAIOR?
Sem este requisito, não podemos considerar a sua fotografia como um possível finalista ou vencedor no nosso concurso.

VOCÊ ACEITARÁ FOTOS COM MARCAS D’ÁGUA?
Nós sempre exibiremos um crédito ao lado de sua foto. Nós solicitamos a remoção de quaisquer marcas d’água para que possamos ver a sua fotografia sem qualquer parte coberta.

ENVIEI MINHA FOTO EM OUTRO CONCURSO E GANHEI. POSSO ENVIAR PARA ESTE CONCURSO?
Fotografias que ganharam outros concursos,  não são elegíveis para a apresentação. Nós Definimos  “vencer” como tendo conquistado um grande prêmio e/ou tendo ganho 1º, 2º ou 3º lugar no geral.

POSSO ENVIAR UMA FOTOGRAFIA QUE JÁ PUBLIQUEI EM MEU SITE E/OU REDES SOCIAIS?
Sim, a sua fotografia é elegível para apresentação.

EU SOU UM  INTEGRANTE DO GPME/COLABORADOR DE PATROCINADOR, POSSO ENTRAR?
Os membros GPME e colaboradores de patrocinadores, bem como seus familiares imediatos (filhos, irmãos e cônjuges), NÃO são elegíveis para participar do concurso.

TENHO 17 ANOS. POSSO ENTRAR NO CONCURSO?
Lamentamos, mas você deverá  ter 18 anos a partir de 01 de fevereiro de 2016,  para se qualificar.

QUE DIREITOS PARA MINHA FOTOGRAFIA POSSO RETER?
Você detém seus direitos a sua fotografia; no entanto, ao entrar no concurso, os participantes irão conceder ao GPME – Grupo Pierre Martin de Espeleologia uma licença perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva para exibir, distribuir, reproduzir e criar trabalhos derivados, no todo ou em parte, em quaisquer mídias atualmente existente ou posteriormente desenvolvidas, para qualquer educativo, promocional, publicidade, exposições, arquivo, acadêmica e todos os outros fins. Qualquer fotografia reproduzida incluirá um fotógrafo de crédito como visível. O GPME não será obrigado a pagar qualquer remuneração adicional ou buscar qualquer aprovação adicional em conexão com tais usos.

ONDE POSSO ENVIAR PERGUNTAS E COMENTÁRIOS?
Utilize nosso formulário de contato.